28 de setembro de 2009

Igrejas na Mídia - só clichê

Novembro dia 03/11 - 15 horas

Quando era adolescente em Maceió, fiquei muito feliz com o surgimento de rádios evangélicas, já existiam aqui em Recife, mas lá não.
Anos depois acompanhei muitos ministérios entrando na TV fechada, e agora é comum termos programas evangélicos na TV aberta em todos os horários, inclusive no horário nobre.
Dias atrás tive uma grave insônia, não consegua ler, e fiquei muitas horas assistindo programas evangélicos, passeando por vários canais. Buscava ouvir algo genuíno, mas depois a frustração foi crescendo e a vergonha também.
De modo geral todos falam a mesma coisa, um pseudo-evangelho da vitória e prosperidade, ou o evangelho capitalista. São comuns frases que chamo de clichê devido a repetição:
- Deus vai te dá vitória
- Deus está contigo nesse negócio
- Deus vai te abençoar
- Você vai prosperar - enriquecer
- Seus negócios vão crescer
- Deus está te curando
- Tua família vai ser abençoada
Tudo é tão simples, Deus o Servo faz tudo, e nós os senhores só declaramos, tomamos posse.
Essas frases são ditas em quase todos os programas de formas dramáticas e até manipuladoras, prega-se um Deus que é e existe para satisfazer as necessidades de um povo cada vez mais egoísta e cheio de cobiça. Que vergonha!
Em poucos programas (eu assisti 22 programas) ouvi alguém realmente falar de assuntos preciosos como Vida Eterna, o Plano de Deus para humanidade, a Obra Redentora de Jesus, Santidade, O Retorno de Jesus e arrebatamento da igreja, Oração, Relacionamento Real com Deus, Amor ao próximo, Espírito Santo, Povos não alcançados, dentre outros
Em nenhum programa ouvi alguém denunciar ou abordar temas de relevância social, ou esclarecer assuntos importantes de interesse amplo (a igreja alienada socialmente?).
Pior que tudo, todos terminam (ou passam o tempo todo) num apelo absurdo por dinheiro e ofertas. Alguns usam de promessas incríveis, levam testemunhos mirabolantes, para dizer: Se você nos der dinheiro, Deus vai tornar você muito rico.
Isso não é o Evangelho do Senhor Jesus!

Após essa maratona, fiquei pensando nas pessoas e nas necessidades reais
das pessoas, pessoas que precisam do dinheiro sim, mas carecem muito
mais amor, pessoas que estão com fome, não de pão mas de Deus, pessoas que
estão em hospitais em momentos finais e precisam saber que há esperança após a
morte, pessoas que estão deprimidas e não sabem porque, pessoas tristes que
trabalham demais, vítimas de violência, de abandono, que precisam experimentar o amor de Deus, o cuidado do PAI Eterno, pessoas comuns com questões tão
profundas...

Enquanto esses famintos gritam silenciosamente a nossa volta e a sociedade mergulha num cáos cada vez maior, o pseudo-evangelho, o evangelho de circo (que até diverte mas não alimenta o espírito) continua sendo pregado na Mídia...

Deus abençoe a igreja no Brasil!

Nenhum comentário: