10 de abril de 2010

Saudosismo ardente

Sábado de chuva em Recife, temperatura gostosa, dia gostoso pra ficar em casa! Mas logo terei meus compromissos!
Estou aqui toda saudosa, lembrando de dias maravilhosos que vivi em Maceió, na adolescência e juventude.
Bem, minha vida não foi fácil na adolescência, sem dinheiro, eu nunca ia a shopping, cinema, pizzaria, parque de diversão, nada, nada, minha rotina era casa, escola (quando não estava em greve) e igreja, igreja e igreja.
A igreja Assembléia de Deus em Maceió foi o espaço social, espiritual, que me moldou, me formou.
As terças-feiras tínhamos um culto de doutrina na igreja sede, no bairro do Farol, e realmente eram cultos de ensinamento.
O amado pr. Zé Neco, durante anos seguidos ensinou sobre o Pentateuco, tipos e símbolos bíblicos, os reis e cultura judaica. Lembro que muitas vezes eu ia cedo pra igreja, chegava no meio da tarde, ficava um período no círculo de oração, depois ia ao refeitório comer uma sopa que era servida aos que ficavam nos dois turnos, e depois ficava no culto a noite. Após os cânticos e toda liturgia inicial, o pastor assumia a tribuna e por 1 hora ou mais ele ENSINAVA, não pregava.
Nessa época eu já lia muito a Bíblia; como eram comum as greves da escola, então eu lia, lia e lia a Bíblia, orava, estudava escatologia bíblica, e a noite igreja.
Anos seguidos nessa rotina.
Na época eu achava minha vida tão sem graça, tudo tão sem perspectiva, foram tantos anos seguidos de dificuldades, pobreza, ansiedade e preocupação, mas mesmo sem ver nada, Deus usou aquela longa época de crise para promover meu crescimento, para me ensinar sobre Ele e me fez amar a Bíblia.
Devo muitos a esses anos de tempestades e aprendizado!
E hoje, sinto saudade desses cultos, onde toda expectativa era apenas para ouvir a palavra de Deus, aprender algo sobre a Bíblia.
O Pr. Neco, é um orador tranqüilo, despretensioso, raramente ele eleva a voz, não há em suas falas e sermões nenhuma pretensão de emocionar ou manipular as pessoas (tão comum hoje em dia), nem tão pouco ele se preocupava em falar o que as pessoas gostariam de ouvir (o modismo atual dos pregadores), não, não! Ele era tão simples e extremamente bíblico, apenas trazia mensagens que ajudavam as pessoas a crescer e confiar em Deus, ele nos fez perceber a Soberania e o cuidado de Deus, isso gerou em mim e na maioria dos irmãos uma autonomia em nossa relação com Deus, uma tranquilidade diante da vida e dos desafios!
Muitas vezes saí desses culto da terça-feira, animada, confiante, feliz, apesar de tudo ser tão sombrio e de saber que tudo seria igual nos dias que viriam.
Cultos de Esperança! Saudades disso...
Saudades de ouvir essas mensagens essencialmente bíblicas, que nos falem sobre oração, fé, dons espirituais, Espírito Santo, Deus, sobre os homens da Bíblia, os milagres de Jesus, o amor de Deus, mensagens sem o apelo sensacionalista, mas carregadas da verdade. Saudades dessa época!
Diante desse saudosismo fica aqui meu clamor a Deus:
Que Seu Espírito nos faça voltar às Escrituras, deixar a Bíblia falar por si, ler em nossos cultos Salmos ou Epístolas, ou Profetas sem impor nossas opiniões e teologia, apenas deixar a Bíblia falar-nos, corrigir-nos, edificar-nos, ou consolar-nos...
A Palavra de Deus é tão eficiente, e se Deus moldou minha vida para sempre através da Palavra, mesmo eu sendo uma criança, isso poderá acontecer ainda hoje, apenas expondo as pessoas à Verdade!
Todo esse passado me faz entender que devemos sempre ver as crises da vida, com olhos de Deus, muitas das coisas que nos frustram hoje, portas que permanecem fechadas por anos, perdas, dor, tudo é aproveitado pelo Grande Deus para nos fazer crescer, nos aperfeiçoar, e lá na frente, passado os anos de dor, vc percebe que deve muito a essas circunstâncias adversas, ai, a angustia se transforma em gratidão, a dor em louvor, a tristeza em júbilo, portas fechadas em grandes oportunidades!
Deus sempre faz isso!


Eis ai o Templo da Assembléia de Deus em Maceió!!! :D

Nenhum comentário: