13 de abril de 2010

Humanizar o humano e Cristianizar o cristão!!! JÁ!

É absolutamente sem sentido sugerir em humanizar o humano e Cristianizar o cristão, a igreja, mas de fato é isso que quero dizer ao falar de mim mesma e dos cenários contraditórios que me cerca.
Essa semana tive o enorme prazer de encontrar uma amiga que chegou da Índia após 2 anos no campo missionário. Tivemos uma boa conversa sobre a realidade daquela nação, tão rica, bela e carente de tantas coisas; ao mesmo tempo tive noticias de alguns absurdos no meio evangélico brasileiro, pastores com salários inaceitáveis de 30, 40, 50 mil reais (o que justificaria um salário desses saíndo de pessoas tão sacrificadas???), igrejas que usam a mídia pra divulgar falsos trabalhos na Índia, e África através imagens forjadas com falsas igrejas, pessoas contradas pra mostrar o que não existe; inversões, distorções da Palavra de Deus e mentiras abertas em nome de Deus, um evangelho vazio de compaixão, de amor, de Cristo, pregações e mais pregações que nada dizem, repetições de uma teologia doente e que estimula o egoísmo e inatividade da igreja (Teologia da Prosperidade).
Lucro, status, poder, luxúria, é o alvo de muitos, e para isso usam recursos dos pobres, dos voluntários que acreditam que estão investindo no Reino de Deus, usam a mídia, manipula a Bíblia e chatageiam espiritualmente as pessoas, fazendo-as sentir-se culpadas por pensar e questionar os absurdos.
Esse é o cenário evangélico no Brasil... os bons exemplos estão fora dos holofotes.
Lá fora nações inteiras absolutamente em trevas, qualquer ajuda é um grande tesouro, qualquer projeto por mais simples que seja pode salvar milhares, milhões a espera de um obreiro, de uma Bíblia, de uma carta, de orações.
Cristianismo confuso, contraditório, equivocado!
Por isso digo precisamos cristianizar a igreja!
Precisamos rever nossos conceitos, rever como Jesus viveu e buscar entender como Ele agiria e pensaria hoje, como se relacionaria com os pobres, como administraria o dinheiro dos irmãos, como ele falaria com as pessoas, como conquistaria esse mundo desumano e hostil.

E no mundo? Bem, precisamos humanizar o humano.
Corrupção em todos os níveis, crimes bárbaros, descaso com o pobre, desprezo pela vida humana, pior que tudo, uma incapacidade coletiva de se importar com o outro... ai que mundo!
Nessa confusão toda, eu preciso das duas coisas, preciso ser mais humana, amável, gentil, agir na sociedade de forma sensível, não egoísta, e ser uma cristã que ama tanto o Senhor que não consegue ficar indiferente aos seus interesses.
Sinto-me algemada pela rotina, cansaço, pelo imediatismo.
O corre-corre vai roubando minha criatividade, compaixão, furtando-me as oportunidades de ouvir e amar o próximo, de estar perto das pessoas que amo, de orar junto delas, tudo vai saindo da minha agenda, ficando apenas o fazer isso, fazer aquilo, correr, comer, dormir, ensaiar, estudar, tudo mecânico, sem paixão do Senhor... preciso me humanizar, e ser mais como Jesus.

Nenhum comentário: