29 de setembro de 2008

Não quero só uma ideologia

Esses dias ouvi uma belíssima mensagem sobre um
personagem bíblico e suas conquistas. O orador gravou a mensagem durante um mega-evento de louvor. Algo muito impressionante.
Fiquei tão tocada pela mensagem mas logo lembrei de todo histórico desse reverendo, algo noticiado pela mídia e etc. E a única coisa que pensei foi : Não quero viver um evangelho que não passa de ideologia, belos sermões, lindas apresentações, mega-eventos, mas sem conteúdo, sem verdade, sem a glória de Deus.
O evangelho é o Poder de Deus para salvação de quem crêr. É a manifestação do melhor do PAI, Sua graça que está disponível a todos os homens! É esse evangelho que quero viver. Não é o que ele aparenta ser, não é o que dizem dele ou que fazem em nome dele, há muitas falas e pouca essencia... não quero uma ideologia, quero a essencia!

Vida privada... acesso restrito!

Ás vezes as pessoas se sentem no direito de interferir, opinar, ou julgar o que diz respeito a vida privada de alguém.
Acontece muito com as celebridades, vez por outra elas tem problemas com os paparazis.
E infelizmente os paparazis estão por todo lado, sempre espionando, tirando conclusões, e querendo dizer quem você é, e divulgando informações incoerentes e maliciosas. E tem quem dê ouvidos e faça conclusões por esses parâmetros.
Mas chega!
Em Cristo não tenho direito de pecar, mas tenho liberdade de ir e vir, de ser quem sou, de omitir informações sobre meus relacionamentos, decisões, opiniões, de viver minha vida privada tal como ela é: privada, restrista!
Estou escrevendo isso PRA MIM MESMA, em alguns momentos sou tentada a me explicar sobre o que faço, decido, penso, ao ser questionada por ações que dizem respeito ao meu direito de ir e vir, de ser, de viver em plenitude e liberdade...

Sou livre em Jesus!

Não tenho o direito de pecar e não o faço! (graças a Vida de Deus em mim!)

Posso e devo viver em liberdade, alegria, usar com serenidade meu direito de estar onde e com quem quiser... e principalmente, de honrar o Senhor.

E o faço sim!

Que se registre e respeitem isso!

24 de setembro de 2008

Parece mas não é...

Estamos num mundo tão mascarado que fica difícil separar o que é real e o que é falso.
Hoje em dia tudo pode ser falsificado, as pessoas nem ligam mais, desde que a embalagem seja bonita!

Quando se trata de produtos, coisas perecíveis, já é desonesto e desagradável, porém quando se trata de pessoas isso é muito mais sério e alvo do juízo de Deus...

Tenho me questionado muito sobre minha identidade, tentando comparar minha imagem nas diversas vivências sociais, e o que realmente sou. Apesar de enchergar milhares de falhas em mim, me esforço pra ser uma pessoa autêntica, uma autêntica esposa, filha, irmã, amiga, professora , cristã, adoradora, alguém que ama ao Senhor de verdade, não de palavras, alguém que o serve por motivos corretos, não por interesse pessoal, mas tenho um longo percurso. Quem opta por viver assim se torna chato, inadequado ao sistema.

Temos tipos comuns na sociedade, pessoas que ocupam posição de destaque, políticos representantes do povo, mas que são verdadeiros corruptos, grandes educadores que são na verdade falsos mestres, estudantes que são apenas caçadores de diploma, pastores, líderes espirituais, que não sabem o valor de uma alma, não se importam com as pessoas, e são apenas administradores, frios e cheios de si, adoradores apaixonados, que são apenas artistas interessados em sua imagem.
O padrão que está em moda é: Não importa o que você é, e sim o que você aparenta ser.
Por causa disso é maior o número de pessoas nos lugares errados. Não dá pra discerni tudo!
E como é difícil viver num mundo assim, onde o que vemos são máscaras, roupagem bonita, e não corações amáveis, pessoas de verdade!

21 de setembro de 2008

Como é importante a autocrítica ! ! !

Como é importante fazermos sempre a autocrítica SEMPRE, vivenciei algumas situações que confirmam isso:

    • Recebi o alerta de uma amiga, que disse apenas: Miriam, se você tivesse me escutado, não teria errado, ela me disse com todas as letras: Vc se precipitou! Que aprendizado!
    • Uma situação de atrito orientadora e alunos- ao ver o insucesso de sua metodologia, ela automaticamente fez uma severa crítica aos alunos, acusou-os de negligentes, imaturos, e era simples e claro o fracasso tinha sido dela, isso todos viram.
    • Uma colega minha conversando comigo, acusou seu grupo de vários erros, falta de compromisso, irresponsabilidade, ao questioná-la sobre os projetos, diálogo com e entre a equipe, e sobre a investimento em relacionamentos, motivação, percebi não havia diálogo, motivação, projetos, NADA, o erro da turma procediam da falta de investimento nessas áreas, o descompromisso era resultado do não partilharmento de planos em comum. Como cobrar o que não dou?

Todas as situações confirmam como é importante fazermos sempre uma autocrítica antes acusarmos os outros.

Quando erramos é mais confortável fixar a atenção nos erros dos outros, jogar para os outros nossa culpa.

É mais fácil não vermos nossas falhas de comunicação, ou planejamento ou seja lá qual for. É difícil admitirmos que erramos, voltar atrás numa decisão, a humildade é uma qualidade rara, queremos nos apresentar como infalíveis o tempo todo.

Pior, as pessoas estão cada vez mais centradas em si mesmas, isoladas em seu mundo, e trabalhar com pessoas, conviver saudavelmente exige maturidade, bom senso, saber ver e reconhecer seus erros e acertos.

Quando não assumimos nossos erros e culpamos os outros por nossos insucessos, perdemos muito, deixamos de crescer, tornamos estéreis nosso trabalho, seja em qual área for.

Que Deus nos ajude, e nos conduza a maturidade.

18 de setembro de 2008

Nublado

Um dia nublado é um dia que nem temos a alegria do sol, nem a melancolia da chuva, tudo fica meio sereno, com cara de saudade, o ritmo desacelera... um dia gostoso pra refletir.
Ontem foi meu dia nublado, não tive ânimo pra sair de casa, estudei, estudei, estudei, e quando precisei sair não me senti bem, voltei logo... foi um dia muito especial com PAI, um dia pra falar com Ele, abrir os cômodos escondidos, mostrar as feridas, receber sua cura, sentir seu amor incondicional por mim...nada melhor que a companhia de Deus!
A maturidade está me deixando quieta, reflexiva, estou aprendendo a gostar de coisas novas, curtir o silêncio, sentir-me bem com a solidão e os livros, ter enorme contetamento com a oração, ouvir músicas clássicas com mais sentimento, ser eu mesma...

17 de setembro de 2008

Repensando o conceito de CULTO AO SENHOR

Esses dias fui questionada sobre o que o culto evangélico, o que é, como é, qual a duração, por que cada igreja tem um formato diferente para seus cultos, porque os cultos eram iguais, tentei responder a essa pessoa, e aproveitei para repensar o conceito de culto.
No dicionario culto é:
Momento de adoração, veneração, reverencia a alguém. Reunião de fiéis para homenagear a alguém, momento de devoção religiosa, contrição ...
Geralmente há uma liturgia a ser seguida em cada reunião, uma sequência previsível e fixa.
Já tive o privilégio de participar de reuniões onde a glória de Deus chegou de tal forma que essa estrutura foi desfeita. O culto começou com oração, e que oração! Houve quebrantamento, cura, arrependimento, salvação, o derramar dos Espírito Santo, ninguém conseguia cantar, falar, apenas Deus fluiu sobre as pessoas.
Participei de algumas reuniões onde começou com louvores, e através dos cânticos pessoas foram ministradas, a pessoa que dirigia o louvor, cantou, pregou, ministrou cura, falou profeticamente, e foi um dos cultos que vi muitas pessoas serem salvas.
Também já fui a reuniões que fez tudo conforme a tradição, mas o culto estava tão cheio da presença de Deus, que em todos os momentos as pessoas se derramavam diante de Deus.
O importante NÃO É O FORMATO.
O que importa é que durante as reuniões as pessoas possam experimentar mais de Deus, tenham liberdade de expressar-me diante de Deus, cantem, orem, dancem, dediquem a Ele suas vidas e todos os meus pensamentos, e que independente do formato haja liberdade.
É impressidivel que Deus seja realmente louvado, suas grandes obras lembradas, e que todos O adorem de verdade... é para ele esse momento, APENAS PARA ELE!

14 de setembro de 2008

Reencontro....

Hoje estive na Amada Igreja Moriá, e fui enriquecida com o carinho dos irmãos, do pastor Gil, e com o que ouvi.
Apesar de já ter saído de lá a quase 3 anos, sempre sou surpreendida com os frutos de muitos trabalhos que fiz naquela época, muitas orações na favela, diálogos e evangelização, são bons resultados, de salvação, restauração... e eu não sabia o quanto era válido meu trabalho lá, não sabia que Deus estava operando de forma tão singular, mesmo em meio a tantos obstáculos. Isso é animador...

Mas quero registrar uma frase muito significativa do pessoal de missões de lá

NÃO HÁ ENVOLVIMENTO COM A OBRA DA RECONCILIAÇÃO SEM ENTENDER O REAL VALOR DO SER HUMANO...

13 de setembro de 2008

Onde está Jesus? ...

Ontem, sexta-feira, eu estava na aula de pós-graduação, desci ao pátio pra ir a xérox e vi um grupo de jovens cantando músicas rômanticas e tal... um clima gostoso e descontraído.
Num segundo momento eles começaram a cantar uma música que dizia " Jesus me ama, Sim Jesus me ama... " vi quando as meninas começaram a chorar, e cantaram com as mãos dadas e olhos fechados aquela música, Jesus estava tocando aquelas moças, pude senti-Lo ali, que lindo!
Não sei de que grupo eles eram, naquele momento não importava a religião deles, se cumpria ali aquela verdade: onde existe um coração contrito e quebrantado, onde existem pessoas que busquem o Senhor, ali Ele está, pronto para amá-los!

Infelizmente as religiões dizem, olhem, Jesus está aqui dentro, criam liturgias repetitivas e vazias e regras impossíveis, a religião brada, se quiser conhecer Deus, pague o preço! que preço? Jesus já deixou o acesso livre... burocratizam o acesso a Deus, e bloqueam o acesso de Deus às pessoas, poucos encontram Deus nos templos, e poucos saem dos templos para apresentar Jesus aos famintos. A religião tenta monopolizar Deus, e grita, Deus está aqui, venham!, porém ainda hoje, em Nome de Deus muitos equívocos são práticados, há muita arrogância entre aqueles que se dizem portadores da Verdade, juízo, hipocrisia, muitos que falam em Nome de Deus estão em seus pedestais de poder, conforto e orgulho, muito distantes da miséria do povo.

Onde está Jesus?
Ontem eu vi que Jesus está onde está o coração aflito e quebrantado, Ele é simples, conhecê-lo é falar com Ele é muito fácil.
Ele é acessível e Presente onde o convidam, sem distinção.

Fica ai a música de Nívea Soares:

Eu Quero Estar Onde Tu Estás
Com o pequenino Tu estás
Com o humilde Tu estás
Com o desamparado Tu estás
Com o necessitado Tu estás
Com o rejeitado Tu estás
Com o ferido Tu estás
Com o abatido Tu estás
Com o doente Tu estás

Eu quero estar onde Tu estás, Senhor
E conhecer o Teu coração, Senhor
Amar aqueles que Tu amas, Senhor
Eu quero estar onde Tu estás, Senhor

Teus caminhos são mais altos que os meus
Te seguirei
Te seguirei
Os Teus sonhos são mais nobres que os meus
Te seguirei
Te seguirei

12 de setembro de 2008

Onde está teu tesouro, ali está teu coração

As vezes é necessário perdermos um pouco.
Perdermos qualquer coisa que julgamos importantes seja um simples objeto, um bem valioso, uma boa oportunidade, ou até coisas mais sérias. As perdas sempre me levam de volta ao FOCO = CRISTO.

E esses dias venho pensando na minha capacidade de super-valorizar algumas coisas, tiro os olhos de Deus, fico com o coração cheio de preocupações idiotas, me envolvo num emaranhado de conflitos, atividades, compromissos fúteis, relacionamentos vazios... e depois fico, oh, onde está Deus?

Anos atrás Deus me mostrou um caminho exuberante (ahahahaha e muito simples) para meu crescimento em todas as áreas, e disse: Miriam, vá por aqui; não hesite.
Meses atrás ele novamente falou mais claramente, Miriam, segue por aqui e me deu novas diretrizes e ainda alertou: saía desse ativismo, priorize o que estou te mostrando, porém novamente fui engolida pela correria, pelas falsas urgencias do dia a dia e adiei... mas agora estou dando um chega! BASTA!
CHEGA DE ADIAR O QUE É IMPORTANTE!
CHEGA DE DEIXAR DEUS EM SEGUNDO LUGAR!
CHEGA DE ACREDITAR NAS PESSOAS ERRADAS!
CHEGA DE TRABALHO SEM RESULTADO!
CHEGA DE ANDAR MEU PRÓPRIO CAMINHO... Vou andar os caminhos de Deus pra mim, mesmo q isso me exija muita renúncia.
Agora, hoje, sexta-feira 12/9 ás 10:58 hs, é o momento
de adiar o que não é do interesse de Deus, deixar de lado tantas coisas que me
roubam a paz e a criatividade, sair da zona de conforto, sair das áreas de
conflitos e disputas idiotas e ir fundo nesse caminho que Deus traçou só pra
mim... é ai que vou guardar meu tesouro, É NELE que vou depositar minhas
expectativas, é para ele que dedicar meu esforço... mesmo que isso me torne uma
eremita!

ONDE ESTIVER O TEU TESOURO (onde vc investir mais)... ai estará teu coração...

11 de setembro de 2008

O que fazer quando estamos indecisos, inseguros?

Essa semana está sendo muito intensa pra mim, preciso decidir, escolher uma dentre as muitas possibilidades, não me sinto segura, e pior que a insegurança é o pessimismo, apesar de ter orado, de ter deixado tudo detalhadamente aos pés do Senhor.
Nesse caso o melhor a fazer é dormir, deixar que Deus assumir o controle, permitir que ele faça, realize seus propósitos, que nesse momento podem ser bem diferentes dos meus.
E essa é minha dica pra mim e pra quem ler esse blog, se voce tem que decidir sobre algum assunto, e se já orou e ainda não sabe o que fazer, vá dormir, lê um livro, vê um filme, sair pra comer pizza, deixa Deus trabalhar enquanto vc descansa nEle... até hoje Ele nunca falhou!
NUNCA!
São 13:25 dessa quinta feira, e estarei dormindo... PROVA DE CONFIANÇA

9 de setembro de 2008

Eu precisava dessas reflexões abaixo!

"Quando os problemas se tornam absurdos, os desafios se tornam apaixonantes"
Dom Helder Câmara
Nossos problemas se transformam nas
oportunidades de Deus em nossas vidas, para nos aproximarmos mais dEle, enquanto
Ele revela Seu poder, e Sua Glória em nosso favor!
Ele ama transformar nossos erros
mais caros em pedras preciosas de sabedoria, nossos lugares feridos e sangrentos
em fontes de maior força, e nossos medos mas profundos em fé
inabalável!

8 de setembro de 2008

A glória do homem é como a erva...

Pela manhã era um botão, singelo.
O dia foi avançando, o sol aqueceu a terra, o botão abriu-se para a vida com um encanto todo especial.
Ao meio dia ele estava no auge, seu perfume se espalhou pela planície, sua doçura atraiu pássaros, seu encanto cativou a todos que o viram.
À tarde, o sol foi esfriando, vento frio e intenso levaram para longe seu perfume, pássaros sugaram seu néctar, o tempo envelheceu suas pétalas, todas caíram lentamente.
No dia seguinte aquele botão que se transformara na mais linda rosa do jardim já não era, outros botões despontaram no jardim, novos perfumes, novos encantos... mas logo todos tiveram o mesmo destino e outros vieram para substitui-los.
Como diz a Bíblia, somos erva, nossa glória como a flor da erva, seca-se a flor, murcha-se... e já não somos mais! E se alguém quiser gloriar-se de alguma coisa, glorie-se no Senhor!!!