21 de setembro de 2008

Como é importante a autocrítica ! ! !

Como é importante fazermos sempre a autocrítica SEMPRE, vivenciei algumas situações que confirmam isso:

    • Recebi o alerta de uma amiga, que disse apenas: Miriam, se você tivesse me escutado, não teria errado, ela me disse com todas as letras: Vc se precipitou! Que aprendizado!
    • Uma situação de atrito orientadora e alunos- ao ver o insucesso de sua metodologia, ela automaticamente fez uma severa crítica aos alunos, acusou-os de negligentes, imaturos, e era simples e claro o fracasso tinha sido dela, isso todos viram.
    • Uma colega minha conversando comigo, acusou seu grupo de vários erros, falta de compromisso, irresponsabilidade, ao questioná-la sobre os projetos, diálogo com e entre a equipe, e sobre a investimento em relacionamentos, motivação, percebi não havia diálogo, motivação, projetos, NADA, o erro da turma procediam da falta de investimento nessas áreas, o descompromisso era resultado do não partilharmento de planos em comum. Como cobrar o que não dou?

Todas as situações confirmam como é importante fazermos sempre uma autocrítica antes acusarmos os outros.

Quando erramos é mais confortável fixar a atenção nos erros dos outros, jogar para os outros nossa culpa.

É mais fácil não vermos nossas falhas de comunicação, ou planejamento ou seja lá qual for. É difícil admitirmos que erramos, voltar atrás numa decisão, a humildade é uma qualidade rara, queremos nos apresentar como infalíveis o tempo todo.

Pior, as pessoas estão cada vez mais centradas em si mesmas, isoladas em seu mundo, e trabalhar com pessoas, conviver saudavelmente exige maturidade, bom senso, saber ver e reconhecer seus erros e acertos.

Quando não assumimos nossos erros e culpamos os outros por nossos insucessos, perdemos muito, deixamos de crescer, tornamos estéreis nosso trabalho, seja em qual área for.

Que Deus nos ajude, e nos conduza a maturidade.

Nenhum comentário: