27 de agosto de 2010

Que resposta daremos a essa sociedade caótica e auto-destrutiva?

Essa semana fui profundamente questionada sobre a sociedade e seu crescente caos, e as respostas que as diversas instituições vem dando a essa sociedade.

Questões como aborto, eutanásia, honestidade, suicídio, homossexualidade, pornografia, novas configurações de família, corrupção, foi um debate quente na aula de Ética.

Ao fim desse debate filosófico, ficou claro que ninguém tem respostas, nem igreja, estado, ciência, educação, por muitos motivos não estamos conseguindo dar respostas coerentes a essa sociedade.

De um lado a igreja continua seu discurso condenatório, o estado promete resolver, a ciência e a educação até identificam os graves problemas sociais, mas tudo persiste em rápida degradação.

O mundo sem Deus perdeu-se e está ai arruinando-se.

Há outras questões que fazem parte do cotidiano social, problemas antes pequenos, são gravíssimos e tornam a vida social caótica, o trânsito, obesidade, crescimento dos excluídos, violência, ditadura da moda, o consumismo, a mídia que esmaga valores e impõe um padrão inalcançável de beleza, valores equivocados, um relativismo dominante, apologia a rebeldia, ao ceticismo...

E nesse mundo as pessoas interagem, vivem, ou melhor disputam, se aniquilam, para sobreviver, crescer.

Comecei a ler o filósofo-sociólogo Zigmunt Bauman, que em seus escritos retrata fielmente a sociedade pós-moderna, e os processos auto-destrutivos. Poxa! Que sentimento ruim me bateu, eu vivo alienada, questões que são relevantes para milhões de pessoas, ficaram muitos anos ignoradas, como o filósofo mesmo diz, preferi não olhar, não ver, não me importar, e aqui em meu mundo, assimilei e guardei respostas prontas, dogmas e teorias prontas, que não tem nenhum sentido para os meus irmãos humanos.

Como uma pessoa participante de igreja, uma cristã atuante, teóloga, pedagoga, vi que minhas respostas não atendem essas pessoas.

Como representante de Jesus sinto uma necessidade enorme de calar minhas repostas enlatadas, parar de apontar meu dedo e ditar regras aos pecadores, e amá-los, ao invés de pregar-lhes, ouvi-los, ao invés de condená-los, acolhe-los, ao invés de ignorá-los, vê-los.

Mais do que dá minhas respostas, acho que preciso ouvir, APENAS ouvir a proposta de Deus, a Voz de Deus para essa sociedade, e assim reproduzi-la FIELMENTE, sem meus achismo, sem impor minhas opiniões.

23 de agosto de 2010

O Poder da decisão

Segunda-feira, 08:10 da manhã e aqui estou, em casa.

Tive um final de semana maravilhoso, além dos compromissos habituais em minha igreja, ontem a noite fui ministrar numa outra igreja aqui perto, culto de louvor, e lá aproveitei a temática do ano dessa igreja, plenitude.
Foi um culto delicioso.
As músicas, a comunhão com os irmãos, tudo. Quando chegou a minha vez de ministrar a palavra, eu estava tão tranquila, tão feliz e livre, falei sem medo, sem nervosismo, sem esquecimento, a Palavra fluiu naturalmente. Deus é Maravilhoso. 
É simplesmente MARAVILHOSO partilhar um pouco de tudo que tenho recebido de Deus, as coisas que Ele me fala, que leio, que aprendo convivendo com os outros, e em meu cotidiano. Maravilhoso chegar numa outra igreja e sentir tanto amor pelas pessoas daquele lugar, e ser tão bem recebida por eles.
E Deus é de uma gentileza indescritível, Ele transforma as coisas tristes, feias, todas as minhas crises, em crescimento, beleza, alegria, vida. Ministrar a Palavra é viver isso de forma intensa.
Bem, hoje quero partilhar rapidamente sobre o poder da decisão.

Esses dias tenho conversado com uma garota que ainda está indecisa entre seguir Jesus ou viver a vida ao seu modo, e tem sido divertido ouvi-la, perceber suas dúvidas e sua insegurança mascarada por uma capa de convicção.

Sua dúvida a deixa vulnerável, fraca, limita a ação de Deus, é como se o Espírito Santo ficasse parado, esperando-a decidir de verdade, para poder agir.
Tenho orado, mas sei que não posso fazer muita coisa, ela precisa decidir.

Assim também é conosco. Temos um hábito terrível de adiar as coisas, deixar pra depois, nos escondemos em desculpas, apresentamos a Deus nossas limitações, e sem percebermos, adiamos também o nosso crescimento em Deus, e impedimos a ação de Deus em nossa vida.

Não faço idéia s/ quem vai ler esse post, mas posso dizer com absoluta convicção, Deus não precisa que sejamos perfeitos, que estejamos prontos para fazer isso ou aquilo, Ele sabe que lutamos diariamente com nossas imperfeições, o que o impede de agir, fluir em nós, é a nossa indecisão, e com ela nossa dúvida.
Se você tem desejado orar mais, fazer algo importante para Deus, ou crescer em qualquer aspécto de sua vida, decida e vá, não adie, não pare... e o que falta em vc, será suprido pelo poder e recursos de Deus.
Beijãoooo a todos

18 de agosto de 2010

Em teu tempo, Tudo lindo Tu fazes em teu tempo

Em teu tempo
Em teu tempo
Tudo lindo Tu fazes
Em teu tempo
Senhor me mostra cada dia
Enquanto o Senhor me guia
Que Tu cumpres a Palavra
Em teu tempo

Em teu tempo
Em teu tempo
Tudo lindo Tu fazes
Em teu tempo

Que a vida que eu entrego
E as canções que eu canto
Sejam lindas ao Senhor
Em Teu tempo


Eu tinha uns 12 anos quando cantei essa música em uma cantata em minha igreja. Essa letra me falou tanto ao coração naquele dia. Foi naqueles momentos de ensaio e no culto que descobri o quanto eu podia confiar no Senhor.
Ao ouvi-la ainda a pouco senti mais uma vez meu coração vibrar... tantos anos depois posso dizer, como é bom confiar nesse Deus que FAZ TUDO EM SEU TEMPO!

Aleluia! 

16 de agosto de 2010

Oração é a melhor arma mediocridade

A semana começou agitada, acordei disposta, feliz, fui trabalhar, já estou na Faculdade, e nesse percurso tive tempo para almoçar, orar bastante e dormir. Ainda quero correr, concluir trabalho de faculdade... e tudo mais. Dia cheio e agradável! 
Que bons momentos esse da oração!
Que leveza me trás esse momento onde jogo para Jesus minhas mazelas, exponho meu coração, tiro as máscaras.
O foco de minha oração hoje é a luta contra a mediocridade ( já  partilhei aqui no blog), meus sentimentos de fragilidade, inadequabilidade, insegurança, dúvida, e até solidão em alguns momentos. Sentimentos comuns a minha condição humana.
Minha condição humana me remete à uma vida cheia de limites, ações, pensamentos, sentimentos pequenos, cheios de angustia e dor,  só na oração encontro alternativas  para romper com esse circulo de insegurança e angustia.
Falar com Jesus provoca em mim uma revolução, uma onda de paz, de confiança, substituem meus medos e desânimo, hoje eu falei com ele o quanto é fácil pensar, agir, interagir, de forma pequena, e como isso é contrário a Vontade e a Pessoa grandiosa do Senhor... eu consegui falar:

Sinto que existe um muro gigante, me fazendo ter as coisas, viver de forma sempre mesquinha, limitada. Teu poder, teu Espírito, tua glória, tão infinitos só me tocam como pequenas gotinhas. E eu me acostumei, é fácil sentir-me feliz com o básico, com o simples cumprir de uma agenda.
Nele percebo o sentido para minha vida, o sentido que não está em coisas, conquistas, em nada que possa ser mensurado, só nEle, em sua Grandeza e amor por mim.

E deixo a dica pra você, que sente essa inquietação que eu, ORAÇÃO É A MELHOR ARMA CONTRA A MEDIOCRIDADE.
Tem pouco tempo que orei, mas tenho uma certeza, terei respostas grandiosas do próprio Jesus.
Talvez Ele me diga que eu sou bem-aventurada por perceber-me fraca, frágil, porque Seu poder se manifesta em minha fraqueza, talvez Ele diga que vai me suprir segundo suas riquezas, não sei, Jesus tem formar inusitadas para responder-me, muitas vezes as coisas começam a mudar a minha volta sem que eu perceba, sei apenas que Ele fala e age, e posso finalizar dizendo :

Desde a antiguidade não se viu, nem se ouviu, um Deus além de Ti, que trabalha em favor daqueles que nele espera... Esse meu Deus!

Beijos a todos que se sentem assim, fracos, assustados, pequenos. Orem, essa é a melhor arma contra a mediocridade! 

15 de agosto de 2010

Conectada somente ao que é importante

Tive um final de semana deliciso, não planejei nada, apenas vivi deliciosamente.
Ontem corri logo cedo, arrumei a casa e ensaio, à noite companhia de uma amiga e fui pra casa cedo, dormi bem.
Hoje, logo cedo, orei, uma oração deliciosa, depois  corrida na praia, almoço delicioso e uma tarde cultural pelo Recife. Depois aqueles cuidados com unhas e cabelo.
À noite fui a Moriá, a igreja que participei por uns anos. Que gostoso rever a turma, os pastores, amigos, que bom ver a igreja crescendo, muitos jovens, tanta gente nova.
Isso é o que importa nessa vida, ser feliz nesses momentos comuns, com coisas simples.

Mas duas coisas tem sido perseguido meus pensamentos:

1 - Comunhão - Unidade - Paciência
Jesus falou muito nisso, disse até que seriamos identificados como discipulos por causa do amor.
Os apóstolos e lideres da igreja também falaram da importância de vivermos em comunhão, do amor fraterno, mas o que vemos são pessoas que não se entendem, não se amam, não se toleram, não se suporta, e nada fazem para mudar e cumprirem assim a principal proposta do cristianismo.
Pensar nisso é importante pra mim, porque em nome da verdade, em nome de Deus, em defesa do meu orgulho, eu mesma não valorizei a comunhão no passado.
E o que é valorizar a comunhão, é  valorizar as pessoas, considerá-las mais importantes que nossas opiniões, e amá-las, mesmo que para isso eu tenha de ceder algumas vezes.
Lindo!

2 - Uma outra coisa que vem me perseguindo, diz respeito a minha forma de pensar, agir, ver e encarar a vida.
Poxa, Deus sempre me fala coisas grandiosas, sonhos mirabolantes, afinal Deus é infinito, e quer que vivamos e façamos Suas obras, mas muitas dessas coisas que Deus tem me falado, tem encontrado um muro de resistência em meus pensamentos mediocres, pequenos, medrosos.
De uns dias pra cá, Deus me disse assim: POXA! (ouviu meu grito) 
Olhe, mude urgente sua forma de pensar! Páre de me limitar, de esperar tão pouco de mim! Sua mania de pensar pequeno é um grande obstáculo ao meu poder... Meus recursos são infinitos, mas só posso agir quando seus pesamentos comungarem com os meus.


Eu aprendi a pensar pequeno, aprendi a agradecer pelo básico, ficar feliz por nada estar faltando, mas isso é tão pequeno diante do que Deus é e diante do que ELE pode é quer fazer.
Então são esses dois pensamentos que estão me corroendo, me empurrando pra frente.
Essa semana recomeço o período de consagração pessoal, quero alinhar minha mente com o Eterno, e romper com a mediocridade!
Não quero receber a glória e unção de Deus à conta gotas, quero Seu Rio Poderoso me levando mundo à fora.

Beijos. Beijos especiais para meus amigos da Ig.Batista Moriá.
Viva nossa comunhão no Senhor.

13 de agosto de 2010

Aquietar-se para ouvir a Voz de Deus

Que eu não sou forte, que preciso lutar contra minha inclinação à mediocridade, ao medo, à acomodação, isso já sei!

Mas ainda não me acostumei com conflitos de sentimentos, confusão de idéias, situações contraditórias e justas em ambas perspectivas que exigem de mim uma reflexão e posicionamento. Como sofro com isso!
E estou aqui envolvida em várias situações assim, profissionalmente, estudos, e outras coisas que preciso decidir, resolver, orar, ou esquecer.
Enquanto sofro com isso, ouvi algo de Deus que se tornou uma possibilidade do que devo fazer.
Habacuque 2:1-2 - SOBRE a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for argüido.
Então o SENHOR me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo.
Após uma oração bem agitada do Profeta, com direito a perguntas, e lamentação, Habacuque pára e diz, olha, vou aquietar-me, colocar-me como vigia que espera em silencio, para saber o que Deus falará!
Simples!
Após ler e conversar no CCM sobre esse texto, entendi que preciso fazer isso urgente, parar, me aquietar, ficar em paz e simplesmente ouvi-lo.
Ontem mais uma vez o Senhor me falou através do salmo 37 o quanto é necessário ficar quieta, em paz, em silencio, diante das coisas que estão acima do meu controle, que são da competência do Senhor!
 
E lá se foi mais uma semana, essa foi muito dura, intensa, cansativa, com direito a resfriado sério, dor no corpo, febre... o Senhor é minha força.

9 de agosto de 2010

Mente renovada = FÉ = Atitudes ousadas

Esse mês está sendo cheio de coisas sérias a resolver, estou mudando de emprego, assumindo numa outra prefeitura, concluindo um curso muito importante, tantas coisas ao mesmo tempo.
Tem sido difícil ficar calma, confiante ao olhar que tantas coisas diferentes mudarão minha rotina, e exigem de mim mais oração, mais atenção, mais empenho!
E é isso que resolvi fazer, orar mais, ficar mais atenta, e turbinar minha mente com pensamentos de Deus, empenhar-me mais, avançar, crescer, romper com o medo e todo comodismo!

Estou aqui organizando a mente, pensando em tudo que Deus tem me falado, o quanto Ele tem em convidado para uma vida de muita intimidade com Ele, e de FÉ!

Semana passada ministrei num culto em nossa igreja sobre o momento em que Davi enfrenta e vence Golias, e até hoje estou saboreando aquela palavra! Aleluia! Aleluia!
Davi ousou ir na contra-mão de um rei covarde, um exército de medrosos, ignorou a dura crítica de seu irmão, e não se impressionou com a fama e a aparência do gigante.
Davi sabia quem era o Seu DEUS, O DEUS VIVO, e Deus estava sendo afrontado, também sabia que o assustado exército de Israel, era o exército do Deus Vivo, e Golias morreria por sua audácia. Ora, ninguém pode afrontar o Deus Eterno e sair vivo!

Sabendo quem era Seu Deus, e quem ele era em Deus, partiu para enfrentar um guerreiro de proporções assustadoras, usando com arma inadequada, e o resultado todos sabem! Uhuhuhuhuhuh o desaforado gigante prostrado, esfolado por sua própria espada!

Esse é o Deus que servimos!  Um Deus de grandes atitudes!

Spurgeon diz numa frase que não há nada pequeno em Deus.
Nós somos os Davis de hoje, temos que ir e enfrentar a vida, vencer inimigos por ai, e agir com ousadia e fé. Mas isso só é possível quando sabemos de verdade quem é o nosso Deus,  quem somos nós NELE!

Mente renovada = FÉ = Atitudes ousadas
Estou registrando isso para incentivá-lo a romper com pensamentos e atitudes medíocres, para dizer a você e a mim mesma, que é tempo de agirmos, interagirmos, vivermos de forma gloriosa em nome do Senhor.
Não para provarmos aos outros nossa superioridade, mas para anunciarmos através de nossa vida, nossas palavras a grandeza do amor e da generosidade do Nosso PAI!
É isso que quero deixar aqui pra vcs!

Ao pensarem qualquer coisa, ao projetarem algo, ao sonharem, ao enfrentarem os muros e gigantes da vida, lembrem-se que o Nosso Deus é grande, infinito, nós pertencemos a Ele, temos sua Identidade, Sua vida... façamos suas obras e as façamos maiores ainda!

Deus abençoe todos amados!!

7 de agosto de 2010

O que está errado afinal?

Terminou Julho, um mês especial pra mim, mês do meu aniversário, do ADORE, da chamada do Concurso que fiz, das férias. Um mês muito rico e trabalhoso, onde mantive contato com o PAI, cresci muito esses dias. Agosto começou com muitas coisas importantes e pessoais à resolver, além de ser necessário dá uma atenção especial a minha amada família, estou no último período, tenho estágios... ufa! Tenho orado mais pra poder dá conta de tantos compromissos, mas sinto meu coração apertado.

Mesmo tendo tantas coisas boas pra recordar e dizer, me questiono sobre o que está errado em mim e a minha volta, não sei explicar, sinto um desconforto incrível atualmente, um peso indescritível, apesar de orar, sinto que há muros gigantes e intransponíveis.

Meu mau estar tem estreita relação com as coisas que o Senhor vem plantando em meu coração. Deus tem sido enfático nos quesitos básicos como oração, leitura da Palavra, diariamente ouço-o dizer incessantemente: Tempo de consagrar-se inteiramente, tempo de permanecer comigo. Eu entendo esse convite do Senhor, vejo-o como a única alternativa para mim, tenho pregado sobre isso, levado ao meu grupo, mas ainda não consigo entender a totalidade disso.

Durante o Adore, enquanto ministrava essa ordem do Senhor foi muito explicita: CONSAGRE-SE! Não fique na superfície! Mergulhe, Cresça em Mim... Poxa Vida! Isso é tão gigante, tão complicado pra mim em meio a essa vida agitada que vivo!
E ai está um dos motivos do meu desconforto: Acho que estou protelando, não consigo ser absolutamente fiel a proposta de Deus, sinto em mim uma silenciosa resistência a Deus. Ainda convivo com intensa batalha para manter meu nível de comunhão com Ele, mas não sei como romper e mergulhar, parece que há um muro dentro de mim, me prendendo! Terrível isso!


Joel 2.13, diz da importância do rasgar o coração, não as vestes, o choro, o pranto, que resultam de um profundo arrependimento, entrega, paixão... preciso disso.

É absurdo o nível de insensibilidade, desconexão das pessoas quanto a Deus. Enquanto eu me preocupo profundamente por consagrar-me, muitos nem sabem porque seguem Jesus. Vivem preocupados consigo, com o futuro, outros O servem sem entender o valor do que fazem, outros apelam para um evangelho alternativo, conformista, adaptável ao meio, há aqueles que são religiosos, egoístas, os que buscam só as bênçãos de Deus, a tal teolgia da prosperidade anda em alta em todo canto.

Vejo pouca paixão, tantos interesses, muitas atividades, pouca devoção. Está tudo turvo, desarrumado.

Não posso consertar a vida dos outros, não posso mudar o mundo, nem anular a terrível influencia que ele exerce sobre as pessoas hoje, por isso sofro com a frieza e me sinto muito triste, desconectada, fria, confusa, muitas vezes desanimada.
Sou uma estranha, falando de coisas estranhas, sonhando coisas estranhas, pois devoção, santidade, busca ininterrupta são temas caretas pra esse tempo.

Será que ninguém percebe que está tudo desarrumado?

Será que as pessoas não percebem a urgência e a gravidade em que vivemos?

Porque tantos dormem?

Penso que seria necessário pararmos tudo, nossos cultos repetitivos e vazios da Verdade, calarmos pregações e louvores, deixarmos de lado nossas inúmeras atividades, como Corpo de Cristo, cairmos aos pés do Senhor, iniciarmos um período de jejuns, oração, busca por Deus, porque de fato há muita coisa sem sentido, há pouca vida (quem disser o contrário, mente ou está cego).


Joel 2.16 – Congregai um jejum santo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, reuni os filhinhos, e os que mamam, ...17 – Chorem sacerdotes, os ministros do Senhor entre o pórtico e o altar e orem: Poupa teu povo, ó Senhor!...


Tantas coisas feitas em nome de Deus, mas não corresponderem de fato aos interesses dele.

Muitos ousam dizer que estamos crescendo, avançando, que vivemos um avivamento, mas a morte é visível entre nós.
Parecemo-nos com a igreja de Laudicéia, pensamos estar bem, quando na verdade estamos nus, pobres, desgraçados, mortos.
Estava tentado lembrar quando foi que o Espírito Santo pôde comandar nossos cultos? Nosso dia, nossas decisões, nossas vidas individualmente...
Quando vimos curas, milagres, restauração de verdade? Quando foi que tivemos encontros de muita oração, quebrantamento, paixão, demorada leitura da Palavra? Cadê aquelas reuniões que ninguém queria sair de tão boas que eram?
Tudo está sem vida hoje, mas não admitimos porque somos orgulhosos demais. Há muito movimento, barulho, brados, mas pouco fogo de Deus.

Ser igreja nesse cenário caótico é difícil. SINTO MUITA SEDE DA PRESENÇA DE DEUS!

As vezes quero me conformar, quero pensar que esta tudo bem e eu sofro á toa, mas nesse mês de julho, entendi que as angustias que pesam em meu coração, trata-se do sentimento do próprio Deus, por estarmos tão distantes da Verdade, dele.

Não estou aqui fazendo uma critica a denominação, nem acusando ninguém, faço sim uma auto-critica, quero partilhar esse meu desejo de viver mais de Deus, de ver Seus Filhos numa dimensão de vida que desconhecemos.


Gostaria de ter contato com aqueles que realmente sentem sede de Deus, querem buscar o Senhor, quero convocar a todos que lêem esse blog a iniciarem um novo tempo de busca e entrega ao Senhor, sem adiamentos, sem reservas.

Precisamos ser o que diz Salmos 24.6, Essa é a geração dos o buscam, dos que buscam a face do Deus de Jacó. URGENTE! Deus nos convida a uma vida de ininterrupta comunhão.

A DEUS SEJA GLÓRIA E TODA MINHA VIDA!

Amém!