18 de maio de 2009

Culto ao Senhor?

Eu sou uma assídua frequentadora da igreja, e sou MUITOOOO feliz por isso, faz parte da minha vida esses momentos onde canto, oro, ouço a palavra, comungo com os outros.
Entretanto me parece que alguma coisa mudou com os anos, se perdeu na liturgia, hoje precisamos resgatar o conceito e o objetivo do culto a Deus.
Bem, culto é uma reunião onde todos vão para adorar, louvar, comunicar-se com Deus. A idéia primeira que me vem a cabeça é que, vamos ao culto PARA HOMENAGEAR a Deus, esse é o motivo e o objetivo.
Entretanto as reuniões são cheias de informações, apresentações, muitas falas, não há um tempo para as pessoas cultuarem, ficarem quietas e dizerem a Deus porque estão ali, não há tempo para a reflexão, oração, invocação, adoração... tudo é cronometrado demais.
Penso que o culto deve ser uma reunião onde as pessoas tenham tempo e condições de PERMANECER DIANTE DE DEUS, apenas isso.
Penso em um culto onde Deus também possa vir, tocar as pessoas, onde haja espaço para Deus e Ele possa se manifestar de formas diversas, seja através dos cânticos, ou profecias, ou admoestações, ou orações.
Penso em culto onde haja espaço para o choro, para o sorrir, para o expor-se diante de Deus, ou o diálogo e as pessoas falem entre sim sobre Deus, sobre o que aprenderam, ou partilhem suas necessidades, sonhos. Um momento de comunhão mais profunda.
Esse conceito pode parecer desorganizado, já que estamos tão acostumados a uma liturgia rígida e previsível, não sei se estou certa, só sei que precisamos de mais de Deus, mais de Sua Vida fluindo, menos conceitos, precisamos viver, experimentar Deus, senti-Lo.
É depois de tanto tempo de história da igreja, talvez precisemos aprender a cultuar.

Nenhum comentário: