14 de julho de 2011

Diálogo com Deus ás vesperas do meu aniversário (18/7)

Conversando com o Pai
Dia com sol morno, vento fresco, barulho da cortadora de grama, música clássica no rádio, cólica e sinais de alívio no corpo, coração alegre, ALEGRE... 
Olho pela janela, vejo minha vida passar como um sonho rápido, de 3 minutos. Me vejo na praça em Afogados da Ingazeira, aquelas flores e o ar quente, vejo-me na sala de aula com meu irmão Moisés, aprendendo as primeiras palavras; vejo-me em Jatiúca, naquela casa que parecia tão grande, tantas árvores, espaço, areia fina e escura que deixava meus pés cinzentos; lembro-me do mingau que mamãe fazia para o Daniel, a mesa à noite enquanto eu olhava o quintal escuro, lembro as amizades e o quanto eu queria morar naquela casa, nunca sair de lá. Lembro do mar, da igreja, do vestido de cambraia rosa tão belo, lembro do dia que o Espírito Santo veio e me encheu, num sábado pela manhã. Lembro quando vi mamãe chorando louca no seu quarto, ao pé da penteadeira por causa de papai; lembro dos primeiros anos no Colina, e dos muitos anos que se seguiram, brincadeiras na rua, andando de bicicleta, indo a Fernão Velho com Leninha e conhecendo Gilma, lembro dos primeiros cultos na igreja do Tabuleiro, e os muitos anos que vivi ali, parecia que a vida demorava a passar, as coisas não aconteciam, não havia futuro...
Lembro de ter crescido me sentindo pouco amada, pouco interessante, pouco tudo, não sei porque esse pensamento medíocre me consumia, essa nunca foi a tua verdade.
Lembro da minha irmã Ana Paula, meus irmãos, os poucos amigos, as tardes lendo, quieta no quintal, a mania de olhar o céu e o pôr do sol no teto da casa, um sentimento de saudade de alguém ou de algo que não sabia o que era, lembro da expectativa para as datas festivas, e a frustração após elas, lembro de irmã Maura e sua prosperidade e sua morte...
 Lembro da completa ausência de papai, das sonecas a tarde, da mangueira e goiabeira carregada de frutos, da bolacha cream creak com doce de goiaba e da vitamina de banana.
Lembranças, muitas lembranças Pai, e tudo foi passando suavemente, sem que eu pudesse segurar alguma coisa em minha mão. Os dias felizes, as pessoas amadas, os irmãos que moravam comigo, as oportunidades, as tristezas, nada consegui segurar, nada durou pra sempre, nada permaneceu, só VOCÊ.
As vésperas de mais um aniversário, agora já não mais a Miriam criança, adolescente, nem a jovem assustada, sinto a mais sincera alegria pelas experiências que vivi, pelas pessoas que tocaram minha vida, pelas coisas que aprendi e pelo que perdi, pelas coisas que não tive, mas é Você a causa da maior alegria da minha vida.
De uma forma discreta e profundamente impactante, Você foi, é e será EM MIM, COMIGO, Você esteve, está e estará em mim, comigo pra sempre. Daqui mais uns anos vou parar, lembrar dos dias de agora e olhar para o futuro, e aconteça o que acontecer, Você sempre é e está comigo.
Durante aquele período que eu enxergava tudo tão escuro, ali, dia após dia, acontecimento após acontecimento, ou nos anos seguidos de calmaria e de silencio, lá estava Você, tão perto, cuidando, mesmo quando eu não te percebia, nem entendia o que você falava, lá estava você, dia a dia, hora após hora, cada minuto, cada segundo, sem nunca se afastar de mim, sem nunca deixar de me amar, sem nunca desistir, e assim permaneces até hoje.
Papai, Papaizinho, como posso te agradecer? Como posso expressar a alegria que você provoca em mim? Como posso descrever a felicidade que sinto ao entender que sou amada, acolhida, cuidada de forma tão perfeita por alguém tão esplêndido como você?
Nesse momento quando olho para o presente, ou para o futuro, quando penso nas coisas que já foram, no que tenho hoje, nas pessoas que estão comigo, e em tudo que está a minha volta, mesmo com um pacote gigantesco de sonhos, eu só tenho gratidão e um sentimento de conforto, por ver que o Senhor guiou minha vida de tal modo, que posso ser intensamente  feliz por quem sou e pelo que tenho hoje, feliz pelas pessoas, pelo que elas representam, por sentir-me disposta a servir, por entender que a maior alegria da vida está no amor, na doação ao próximo, feliz por ter crescido, e não ser mais a menininha insegura de antes, mas a mulher forte de hoje, que pode dizer com toda convicção aos mais jovens, “Acredita! Vá em frente, tudo dará certo!”; e ao mesmo tempo posso ser apenas eu, sem fazer nada, sem provar nada a ninguém, apenas eu com minha camisola de bichinho e meus livros em minha cama, e ainda assim, sei que PRA VOCÊ, sou a pessoa mais linda e especial que existe.
Quantas coisas pra te agradecer PAI! Como tem sido glorioso o trabalho do teu Espírito dentro de mim, e meu ser jubila, salta, vibra...Essa é segurança que só Você me trás...
Que posso te dá em troca Senhor? Que daria ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito?
Olhando para o passado, sorrindo de tudo que vivi, sorrindo de mim mesma, das tribulações, das alegrias, e olhando o presente, o futuro, o amanhã, o agora, eu só posso dizer, oh DEUS, PAIZINHO querido, não quero te dizer apenas obrigada, mas com toda sinceridade, quero dedicar a você minha vida, minha existência, meus próximos dias, que passarão velozes também.
Nesse momento em que penso, dedicar a você minha vida, não quero pensar em FAZER algo de extraordinário pra você, ou falar de você para outros, ou conquistar coisas em teu nome, não penso nisso, MIRIAM é minha. Quando falo em dedicar-me a Você, não é no trabalho que penso (já pensei nisso antes); penso sim, em SER ALGUÉM QUE VOCÊ DIGA “ELA É MINHA AMIGA, MINHA FILHINHA CHEGADA, MINHA MENINA QUE CONHECE MEU CORAÇÃO”...
Seja essa a minha herança em Você, para os próximos dias Senhor, seja isso que você possa dizer de mim, e o que eu possa dizer de você, que somos amigos íntimos, inseparáveis, incontestáveis... E quanto as outras coisas que eu preciso ser e fazer, seja puro resultado dessa nossa amizade e intimidade.
 Ao Deus Eterno, Criador de tudo, Senhor absoluto de todos e para todo sempre, a ELE minha vida aqui e para sempre amém!

Nenhum comentário: