14 de março de 2008

O Evangelho é INCLUSÃO dos excluidos

Cá estou na correria de sempre, vivendo e pensando a mil por hora, e esses últimos dias tenho sido impactada por algumas questões importantes com relação ao Reino de Deus e a sociedade, a INCLUSÃO.

Estive lendo Lucas cap 14 e 15, João 3, e 1 João 2.15.
O capítulo 14 de Lucas Jesus fala claramente da inclusão de pobres, aleijados, mancos, cegos, no Reino de Deus (versos 13 e 21).
VEJAM AS CLASSES CITADAS, aquelas que eram rejeitadas no sistema religioso judaíco.

No capítulo 15 Ele fala de coisas perdidas e ao serem achadas houve regozijo, a ovelha perdida, a dracma perdida, e o Filho pródigo que retorna a casa do Pai. Em todos os textos fica evidente a alegria ao serem reencontradas essas coisas/pessoas, o enorme valor desses objetos.

E logo nesses textos vejo o quanto Deus realmente ama O INDIVIDUO, e esse amor e valor que Ele atribui a cada pessoa vai além de questões como dinheiro, posição, saúde e aparencia física.

Em João 3.16, o clássico texto diz que Deus AMOU de TAL modo que deu seu Filho... eu tbm fiquei pensando sobre o que significa Deus amar O MUNDO. Comumente o texto de 1 João 2.15, onde diz que não devemos amar o mundo, é usado para justificar as atitudes cheias preconceitos e os juízos que fazemos das pessoas que estão fora do nosso contexto; entendo que o mundo que Deus ama, são as pessoas, SE SOU DE DEUS, VOU AMA-LAS DO MESMO MODO, e o mundo que não devemos, nem podemos amar, são os valores, padrões equivocados conduta, o modo de vida que excluí Deus.

Bem, esses textos me tocaram profundamente, porque hoje, a igreja de Cristo (eu), é uma instituição que tbm perpetua os processos de exclusão, E EM NOME DE DEUS.
Onde estão os bandidos, prostitutas, gays, os miseráveis, drogados, enfermos de corpo e de alma?
Porque esses grupos não são acolhidos por nós? Porque não visitam nossos templos, e muitos nem querem conversa com os religiosos?
Porque em nossas ações de evangelismo ou ações sociais, não os alcançamos?
Quando nos importaremos com as crises de nossa sociedade?
Famílias destruídas, violências de todos os tipos por todos os lados, individuos massacrados pelos padrões capitalistas de consumo, pela solidão, pela fome de Deus, pessoas que trabalham demais e morrem sem achar sentido pra suas vidas.


Tem sido muito fácil julgar e condenar as pessoas, quando o próprio Jesus bradou, EU VIM PRA SALVAR O MUNDO, não para condená-lo.


Nessas reflexões não desejo acusar ninguém, apontar nenhuma religião ou denominação cristã, apenas reflito, que EU, COMO CRISTÃ, preciso mudar minha maneira de ver, interagir, e perceber o mundo, as pessoas, e ter atitudes realmente como as de Jesus Cristo, INCLUSÃO!

Nenhum comentário: