5 de maio de 2012

Não é fácil ser feliz! ... ESCREVENDO PARA PESSOAS TRISTES

Me desculpe os pregadores da felicidade, me perdoem  aqueles  que apresentam fórmulas prontas de prosperidade e alegria em seus livros, artigos, palanques e púlpitos, mas ser feliz, não é coisa fácil.

Estou percebendo muitas pessoas tristes à minha volta, pessoas pobres, desesperados, desesperançados, cansados, e em sua maioria  são mulheres.
Criar  filhos,  trabalhar, cuidar de  casa, manter um casamento  e ainda manter-se maravilhosa é uma  árdua tarefa. Sem tempo para refletir, perceber  e resolver seus próprios conflitos, as  mulheres parecem  se envolver em um manto de tristeza gigante.

Sendo cristã, aprendi que a verdadeira felicidade brota de um relacionamento com Deus, é verdade,  mas  honestamente, ir a igreja, fazer um trabalho dentro dela, conviver com cristãos, e fazer umas preces antes  de dormir, NÃO É RELACIONAMENTO com Deus, é vida religiosa,  e por isso existem tantas mulheres tristes, mal  amadas e frustradas  dentro das  igrejas também!

Falando de mim, eu admito  que travo minhas batalhas  contra  a  tristeza; culpa  minha, as  vzs ponho minhas expectativas em gente que não  corresponde,  em coisas, eventos, e qdo tudo PASSA e volto a minha rotina, lá está a tristeza querendo me derrubar.
Sofro tbm com meus hormônios, mas  esse tipo de tristeza  é fácil vencer racionalmente,  não me levo a sério em dias de TPM.

Bem, como tenho vencido a tristeza?
Não existe uma  fórmula, as  vzs é a mesma tristeza, pelos mesmos motivos, e o modo de superá-la  é novo: dormir, correr, comer,conversar com  alguém, escrever, ouvir música, ver o mar, ORAR, ORAR, E ORAR, ou chorá-la completamente, ou fazer nada, DEPENDE!
Sim, é fundamental entender que a tristeza as vzs faz BEM, É NECESSÁRIA, por exemplo, em fase  de  crescimento, amadurecimento,  pode se preparar para conflitos, mudanças, e  perdas que te deixarão triste,  mas vc  tem que olhar para o fim do processo.
Andar  com Deus,  viver RELACIONAMENTO com Ele,é a chave para uma vida FELIZ, mas tbm se prepare para mtos e longos períodos de tristeza,  pq o mundo está desconectado dele, as pessoas estão tão  egoístas e cheias de razão, mtos vivem seu caos e levam outros consigo, e se vc É DE  DEUS, vc se importará com isso,  ou sofrerá por sentir-se estranho o tempo todo, num mundo mal, sofremos... até que estejamos para sempre com Ele, sentiremos essa dor DE NÃO PERTENCER A LUGAR NENHUM.
Honestamente, ANDAR com Deus nos deixará em  estado de perplexidade, seremos levados a nos importar com mtas  coisas  que Ele se importa, e orar, e NOS  envolvermos com os assuntos dele, mas novamente garanto, essa tristeza produz uma felicidade sem medida. Garanto por experiência própria! Dia desses conversando com uma missionária, falamos sobre a prostituição infantil, e a  realidade do tráfico humano  em alguns países, dias depois fiquei triste, chorei sem parar, intercedi, e assumi o compromisso de orar por isso. Tristeza? Sim e das grandes? Mas da boa tbm! 

Bem, quero falar pra vc que está muito triste  e está lendo esse post; 
Não  existe uma  fórmula simples e rápida para resolver sua tristeza, melhor não ouvir quem lhe der respostas prontas, apenas entenda que DEUS, sim, DEUS, o TODO-PODEROSO, se importa de verdade com sua tristeza, seja ela causada por seus erros, ou pq está tudo dando errado pra vc, ou pq vc perdeu algúem ou algo mto importante, ou causada pela solidão, ou uma tristeza sem  motivos, ou por motivos desconhecidos.

Não posso lhe dar uma resposta sobre  como vencer essa nuvem de melancolia, já lhe disse q eu tbm me perco dentro dela algumas  vzs, mas tem algo que sempre funciona, FALE COM DEUS. Fale! Vai parecer que vc está falando sozinho (não ligue), se quiser ESCREVA, se não conseguir,  CHORE,  chore, mas diga em seu coração que essas lágrimas são para ELE.
SÓ ISSO... PARTILHE COM ELE, QUE É A PESSOA QUE MAIS SE  IMPORTA  COM E VC, E O ÚNICO QUE SABE O QUE REALMENTE SABE O QUE É MELHOR PRA VC.
E após chorar, deixe a esperança brotar em seu coração, não estou falando pra vc  ficar alegre e já se levantar totalmente confiante, não! Não somos superficiais, algumas feridas  levam anos para curar, mas permita que a esperança que vem de Deus brote lentamente e traga novas perspectivas.

A vida está dura, vivemos coisificação do ser humano, relacionamentos superficiais, uma vida corrida que não nos permite  conhecer e compreender nossas emoções mais profundas, e relacionamento frágil com quem nos criou, não bastasse ainda temos que aturar aqueles que acham que ser triste  é coisa de fraco,não, não! A vida moderna está produziu uma geração de tristes e solitários, mas o caminho de uma felicidade duradoura é o mesmo, RELACIONAMENTO COM DEUS.

Abraços fraternos

Um comentário:

António Je. Batalha disse...

Passei e encontrei seu blog, li algumas coisas, seu blog é muito bom, quero deixar um incentivo: Continue a deixar-se guiar pela grande vontade de Deus, continue a ouvir a voz do Espírito Santo, e a escrever o que você sabe que é a vontade de Deus, tanto para ganhar outros para Jesus, quer incentivar nossos amigos a ficarem mais perto do nosso Deus. Deixo também um convite, mas é apenas se o quiser fazer, pertencer aos meus amigos no Peregrino E Servo, claro que irei retribuir.Um obrigado,e muita paz de Jesus.