25 de janeiro de 2008

BUROCRACIA, falta de PROFISSIONALISMO atrasam o Reino de Deus

Finalmente as férias estão terminando, já estou entediada com tanto tempo livre.

Esse mês foi um mês de teste para mim, estive durante todos os dias em profunda expectativa porque além do trabalho e faculdade, terei uma pós graduação, e estive mergulhada atividades na igreja e trabalho volutário em algumas instituições beneficentes.

Nesse período pude perceber o valor dessa palavrinha tão usada no mundo corporativo : PROFISSIONALISMO, e o atraso que essa outra significa: BUROCRACIA.

BUROCRACIAS

Bem, o Brasil é um dos países mais burocráticos do mundo, diariamente milhões de brasileiros sofrem por causa dela, ela atrasa toda máquina governamental, atrasa nossa economia. A burocracia é algo tão familiar no nosso cotidiano que se inseriu em nossa cultura, nossas relações em diversos níveis e ambientes, e infelizmente está muito presente no Reino de Deus.

Muitas coisas que poderiam ser resolvidas apenas com um sim, passam por todo um processo de fale com A, peça autorização a B, e pegue assinatura com C; ou então, espere que depois eu vejo, ou decida isso, mas só fulano poderá confirmar.
É uma rotina de atraso, tão maçante que frequentemente vemos muitas pessoas desistirem de cooperarem como voluntários nas instituições como ONGs, igrejas, escolas, e deixarem de ser pessoas ativas no Reino de Deus por causa disso.
Falta confiança nas pessoas a quem são delegados responsabilidades, sobra burocracia, no final tudo fica centralizado nas pessoas mais ocupadas, que sem perceberem travam tudo.

FALTA DE PROFISSIONALISMO

Temos outro problema, muitas pessoas que servem a Deus, são voluntários, músicos, professores, líderes de grupos, trabalham sem remuneração, só por amor.
Mas é impressionante a falta de visão e profissionalismo de muitos.
É comum ver as pessoas culparem o diabo ou até Deus por projetos que fracassaram, quando na verdade faltou planejamento estratégico, uso correto do recurso humano e material disponível.
Se ignoramos algumas regras da administração, fracassaremos. Deus é competente em suprir-nos dos recursos espirituais, poder pra ministrar, e expulsar os demônios, autoridade e dons espirituais de fato só vem do Espírito Santo de Deus, mas planejamento, levantamento de recursos, trabalho em equipe, motivar pessoas, estudar para se fazer algo bem feito, é o que chamo de profissionalismo, se não existir, faremos o reino de Deus andar a passos lentos.

Em minha experiência profissional, cristã, e pessoal tenho sofrido por que essas duas palavrinhas também são práticas minhas... mas quero e VOU assumir outra postura, mesmo que isso exija que eu abra mão de certas responsabilidades, não quero mais atrasar o Reino de Deus, nem fazer um trabalho mal feito porque eu me dediquei pouco, nao estudei, e atrapalhei outros.

É NECESSÁRIO QUE ELE APAREÇA!!! EU DIMINUA, e o Reino de Deus progrida!

2 comentários:

Miriam Paula disse...

Ei moça parece que voce tá bem irritada heim?!!!
Espero que voce tire todas as lições que precisa, mas não se frustre, nem páre.

Muitas pessoas de fato param, desistem de servir a Deus, pq as pessoas que estão a frente de muitos trabalhos, são inseguras, ignorantes, e agem como os antigos chefes, centralizando, controlando tudo.

Sou Luiz de uma ong aqui em Brasilia e pastoreio um grupo pequeno, sofri muito com essas atitudes, passei muito tempo sem vontade de trabalhar e quase deixei de lado essa onda de chamado ministerial, pq a galera literalmente dificultava tudo, mas agora descobri uma forma de fazer minha parte da melhor forma, sem que os outros me párem...
continue seus projetos, sabendo que muita coisa depende só de vc, da sua boa vontade e da ação de Deus.
Beijão, te mando um email depois Sra Miriam.
Deus te abençoe

Anônimo disse...

Mira

Voce sempre pensando muito em garota.
Que bom que vc continua inconformada, rsrsrs, Deus conta com vc, e pode mudar muita coisa através de vc, apenas nao fique muito amarga tá! kkkkkkkkk nem tbm muito crítica, como vc falou o Brasil é o país da burocracia, mas isso não pode parar os planos do Senhor.
Estou agora vivendo um momento bem quieta aqui em Manaus, terminando o curso e me preparando para residencia em Dermatologia, mas tenho servido a Deus sem auxilio de instituições... bem livre da burocracia eclesiástica... bjao
Abraço no Sérgio
Naninha